OS MULTILETRAMENTOS E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

foco em práticas de leitura com crianças de 0 a 3

Autores

  • Nara Núbia Gomes Pereira Evangelista Universidade Estadual de Goiás
  • Raabe Feitoza de Melo Universidade Estadual de Goiás
  • Raimundo Márcio Mota de Castro Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a integração entre os multiletramentos e a ludicidade na educação infantil, especificamente de bebês e crianças de 0 a 3 anos, destacando as práticas de leitura como possibilidades para promover o desenvolvimento da aprendizagem. Para este estudo, a metodologia adotada foi o estudo bibliográfico exploratório de abordagem qualitativa. Como embasamento para a discussão, buscamos apoio em autores que dialogam com a temática proposta, como Soares (2004, 2020), Rojo (2009, 2012), Guimarães (2011) e Silva e Carvalho (2020). Os estudos apontam que a combinação do multiletramento com a ludicidade proporciona um contexto de aprendizagem inclusivo e diversificado. Além disso, os multiletramentos possibilitam às crianças a criação e a interpretação de sentidos por meio das linguagens oral, corporal e visual no ambiente escolar, promovendo, assim, vivências na sala de convivência, as quais permitem que se expressem e sejam ouvidas. Dessa maneira, um trabalho com os multiletramentos junto da ludicidade, na sala de convivência, pode contribuir para tornar a aprendizagem mais atraente e significativa para as crianças.

Biografia do Autor

  • Nara Núbia Gomes Pereira Evangelista, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Formadores

    em Educação de Jovens e Adultos. Discente do Programa de Pós-graduação

    Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPG-IELT),

    da Universidade Estadual de Goiás

    ORCID:  https://orcid.org/0009-0009-7229-227X

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1304609613682476

    E-mail: naranubiagpe73@gmail.com

  • Raabe Feitoza de Melo, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Enfermagem. Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública e da Família.

    Discente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação,

    Linguagem e Tecnologia (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás

  • Raimundo Márcio Mota de Castro, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Educação. Pós-doutorado em Educação Escolar e Religião.

    Docente Adjunto J na Universidade Estadual de Goiás. Docente do Programa de

    Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e

    Tecnologia (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás

Downloads

Publicado

2025-11-05

Como Citar

OS MULTILETRAMENTOS E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: foco em práticas de leitura com crianças de 0 a 3. (2025). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 15(Fluxo Contínuo), 129-137. https://revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/17309