OS NÓS DO MEU QUIPU:

des/re-territorializações identitárias em um estudo autoetnográfico de formação docente

Autores

  • Leticia Gottardi Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Em uma pesquisa autoetnográfica (Ono, 2018) problematizo questões que surgem na multiplicidade do eu a partir de  nós identitários  que são os entrelaces entre narrativas que aproximam pessoas. Este processos estão presentes nos deslocamentos existentes na narrativa autobiográfica que constitui o material empírico deste trabalho. A partir     da consciência da multiplicidade do eu e dos meus atravessamentos identitários traço discussões acerca da identidade em suas múltiplas definições e ramificações (Butler, 1999; Silva, 2000; Hall, 2006; Woodward, 2003), da fronteira e a pertença (Martins, 1997; Fabrício, 2006; Águas, 2013; Krenak, 2020) e da afetividade (Maturana, 1998; Perez, 2018, 2020). Visto que é por/ na língua(gem) que as relações de poder são normalizadas- e, essas operações, também podem ser fissuradas, provocando possíveis semeaduras (Walsh, 2021) dentro do projeto moderno-colonial (Marra; Rezende, 2018). Logo, existir em uma sociedade, que tem como sistema de organização o projeto moderno-colonial, e preferir viver na ignorância que os privilégios fornecem, é colaborar para uma manutenção cruel das desigualdades e, assim, contribuir com um tornar-se docente na perspectiva crítica.

Biografia do Autor

  • Leticia Gottardi, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade estadual de Goiás;

    Mestra em Educacação, Linguagens e Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação, UEG;

    Estudo e pesquiso sobre escrita acadêmica, escrita de si (narrar-se),

    em diálogo com perspectivas decoloniais e com enfoque na educação linguística crítica.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6172-4860

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4942603943952846

    E-mail: l.gottardi@hotmail.com

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Publicado

2025-10-16 — Atualizado em 2025-10-16

Como Citar

OS NÓS DO MEU QUIPU:: des/re-territorializações identitárias em um estudo autoetnográfico de formação docente. (2025). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 15(Fluxo Contínuo), 099-116. https://revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16824