Múltiplas temporalidades nas cidades: entre a historiografia e a emergência do espaço urbano
Multiple temporalities in cities: between historiography and the emergence of the urban space
Resumo
O presente estudo analisa o espaço urbano como síntese histórica estruturada por temporalidades sobrepostas, envolvendo práticas sociais, disputas simbólicas e formas de produção da experiência citadina. A partir de abordagem historiográfica e análise interpretativa de fontes urbanas, articulam-se pressupostos da arquitetura, do urbanismo e das ações dos sujeitos, evidenciando significados, usos e tensionamentos que conformam a paisagem da cidade. Destaca-se o papel da memória coletiva nos processos de preservação, apagamento e ressignificação que atravessam tais espaços. Observa-se que a urbanização contemporânea, orientada por lógicas econômicas e dinâmicas aceleradas, contribui para o enfraquecimento dos usos públicos e das funções democráticas da vida urbana. Defende-se, por fim, a necessidade de leituras críticas e de políticas integradas que recuperem o potencial histórico, social e identitário dos espaços urbanos como lugares de convivência, memória e participação social.
Palavras-chave: Cidades. História. Urbanismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista de História da UEG (REVHIST)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.














