Vão-se as memórias, ficam os tijolos: um estudo sobre o uso do patrimônio industrial a partir das Instalações da IRFM no bairro da Água Branca (São Paulo - SP)

The memories go away, the bricks stay: a study about the industrial heritage use as of the IRFM facilities in the Água Branca neighborhood (São Paulo - SP)

Autores

  • Laís Cabral da Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor

Palavras-chave:

Patrimônio Industrial, Pós-tombamento, Memória, Indústrias Matarazzo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as instalações das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM) no bairro da Água Branca (São Paulo - SP) para debater os limites e avanços das políticas patrimoniais voltadas ao patrimônio industrial. A partir desse estudo de caso, espera-se traçar uma genealogia para a formação dessa área de conhecimento e indicar alguns de seus usos voltados à construção de uma memória dos trabalhadores industriais. Para isso, mobiliza-se o conceito de lieux de mémoire (lugares de memória) elaborado por Pierre Nora para argumentar sobre o lugar secundário da memória dos trabalhadores na história da cidade de São Paulo. Por fim, enfatizam-se iniciativas populares de construção de memórias periféricas como possibilidade de expansão do campo, como o Centro de Memória Queixadas Sebastião Silva de Souza, no bairro do Perus.

Palavras-chave: patrimônio industrial; pós-tombamento; memória; Indústrias Matarazzo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laís Cabral da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Graduanda em História (Bacharelado) na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP).

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Vão-se as memórias, ficam os tijolos: um estudo sobre o uso do patrimônio industrial a partir das Instalações da IRFM no bairro da Água Branca (São Paulo - SP): The memories go away, the bricks stay: a study about the industrial heritage use as of the IRFM facilities in the Água Branca neighborhood (São Paulo - SP). (2025). Revista De História Da UEG (REVHIST), 14(2), e422516. https://revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/16980