Breves considerações acerca do sujeito, método e objeto na ciência moderna

Autores

  • Fábio de Macedo Tristão Barbosa Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Júlio César Pereira Borges Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Sujeito, Método, Objeto, Epstemologia, Ciência Moderna

Resumo

Este texto traz uma discussão sobre a interação entre sujeito, método e objeto de pesquisa no contexto da ciência moderna. Portanto, foi feita uma discussão sobre teoria do conhecimento que perpasse por estes três elementos básicos da epistemologia moderna. Como procedimento metodológico procedemos da leitura e análise de diversos referenciais bibliográficos sobre a temática pesquisada. Evidenciamos que vivenciamos uma pluralidade teórico metodológica direcionada pela crise do paradigma hegemônico que complexifica a análise da relação sujeito, método e objeto. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio de Macedo Tristão Barbosa, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, trabalho, trabalhadores, saúde, doença, imperialismo, espaço urbano, cidade, educação e trabalho, geografia, século XXI e território, migração, mobilidade do trabalho.

  • Júlio César Pereira Borges, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do curso de Administração (UNU-Caldas Novas) da Universidade Estadual de Goiás. Pesquisador da dinâmica territorial do Cerrado e de Goiás.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALFREDO, Anselmo. Negatividade e a Crítica à crítica crítica: Sobre Espaço, tempo e modernização. XI Encontro Nacional de Geografia Urbana, Brasília, 2009.

BACON, Francis. Novun Organum. Livro I. In: “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

CARDOSO, Mirian Limoeiro. O Mito do Método. Artigo apresentado no seminário de Metodologia e Estatística, PUC/RJ, 19/01/1971.

DESCARTES, René. O discurso do Método. In: “Os Pensadores” São Paulo Abril Cultural, 1973.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo. Editora Unesp, 1991.

HANSEN, Gilvan Luiz. A consolidação da modernidade. In: Modernidade, Utopia, Trabalho. Londrina: CEFIL, 1999.

______. Espaço e tempo na modernidade. In: Revista GEOgraphia, Ano. II, N, 3, UFF, Niterói, 2000.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Coleção Os Pensadores).

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2017.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: Ensaio de Antropologia Simétrica. Coleção Trans, editora 34.

LEVEBVRE, Henry. Teoria do conhecimento. In: Lógica formal lógica dialética.Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1979.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: Livro 1: O processo de produção do capital. São Paulo, Boitempo, 2013.

MOREIRA, Ruy. As Filosofias e os paradigmas da geografia moderna. In: Para onde vai o pensamento geográfico. Contexto, São Paulo, 2006.

______. Marxismo e geografia: A geograficidade e o diálogo das ontologias. In: GEOgraphia, Ano VI - N. 11, UFF, Niterói-RJ, 2004.

MORIN, Edgar. Para a ciência e teoria e método. In: Ciência com Consciência. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005.

NEWTON, Isaac. Princípios matemáticos de filosofia natural. Vol 1, Nova Stella, são Paulo, Edusp, 2005.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Da geografia às geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. In: La Guerra Infinita: Hegemonía y terror mundial. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2002. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101018013328/11porto.pdf.

PRIGOGINE, Ilya e STENGERS, Isabelle. O projeto da ciência moderna. In: Nova aliança. Brasília: Ed. UnB, 1991.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Afrontamento, 1987.

______. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. Hucitec, São Paulo, 1980.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Edição

Seção

Artigos