A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DIGITAL PARA DESENVOLVIMENTO DE GAMES

Autores

  • Michele Barros Souza Iucatan Instituto Federal de Goiás
  • Renato Araújo Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Ricardo Sousa de Jesus Júnior UFG

DOI:

https://doi.org/10.31668/3285c102

Palavras-chave:

Gamificação; Interdisciplinaridade; Jogos Digitais.

Resumo

O propósito deste estudo bibliográfico é reconhecer as sutilezas entre a criação de jogos digitais e o conceito de interdisciplinaridade. A necessidade de acompanhar as tendências digitais na educação é justificada pela demanda por métodos de ensino ativas, onde o estudante desempenha um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa trata dos jogos digitais do ponto de vista do seu desenvolvimento, concentrando-se em três aspectos fundamentais: a interdisciplinaridade (que dá prioridade ao conteúdo), a estrutura interna (ligado à seleção da plataforma para jogos) e o design de jogos (aprendizado baseado em jogos), que orienta características como jogabilidade, acessibilidade e interatividade. Portanto, a finalidade principal deste estudo é examinar diversos jogos para verificar a implementação prática da interdisciplinaridade, reconhecer experiências positivas e negativas em jogos criados para plataformas específicas, e determinar quais jogos necessitam de um conteúdo interdisciplinar para serem explorados no setor educacional. Este estudo apresenta uma inovação ao usar elementos de jogos digitais como estratégias pedagógicas para promover práticas de ensino ativas, como a gamificação. Apesar de não ser um jogo, ela potencializa a interação no ambiente educacional. Chega-se à conclusão de que os jogos eletrônicos são criações que expressam discursos e ideologias, simbolizando indivíduos sociais que, através da criatividade e da interdisciplinaridade, combinam suas ideias para criar um produto final relevante.

Biografia do Autor

  • Renato Araújo Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005). É doutor pelo Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (2012). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia desde março de 2007. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Geografia do Município, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão municipal, estudos das paisagens urbanas-regionais, educação ambiental, zoneamento ecológico-econômico. Tem publicação de livros na análise do município e interdisciplinaridade. É Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPEINTER).

  • Ricardo Sousa de Jesus Júnior, UFG

    Graduado pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2003), Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho/ Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2022-2023), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2005), Licenciador ambiental na Secretaria Municipal Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (2009-2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Geopolítica, Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão urbana, estudos das paisagens urbanas e educação ambiental. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPEINTER), professor de Geografia na rede municipal de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Publicado

2025-11-14