PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO ACADÊMICO:

VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Gabriel Teles Pontes Universidade de Brasília
  • Kennedy Gomes Alecrim Universidade de Brasília
  • Kaline Cysneiros Vilela Universidade de Brasília
  • Ana Cláudia Alves de Medeiros Silva Universidade de Brasília
  • Mariana Martins Pedersoli Universidade de Brasília
  • Tatiele Souza de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31668/jsc38g72

Palavras-chave:

Prazer no Trabalho, Sofrimento no Trabalho, Pós-Graduação, Psicodinâmica do Trabalho

Resumo

O trabalho é essencial para a construção da identidade e da socialização, o que não é diferente na vida de estudantes de mestrado e doutorado acadêmico. Esta pesquisa buscou analisar as vivências de prazer e sofrimento de estudantes de pós-graduação stricto sensu por meio de um grupo focal com uma turma de uma disciplina em uma instituição pública de ensino superior. A análise de conteúdo, baseada na Psicodinâmica do Trabalho e auxiliada pelo software IRaMuTeQ, identificou quatro categorias principais: desafios acadêmicos que geram ansiedade e demandam cuidado com a saúde mental; importância do apoio de orientadores, redes sociais e familiares para o bem-estar; desvalorização do trabalho acadêmico e falta de direitos trabalhistas; dificuldade em equilibrar vida acadêmica e pessoal. A pesquisa conclui que relações saudáveis com orientadores e redes de apoio são essenciais para mitigar o sofrimento e promover prazer no trabalho acadêmico. Contudo, essas vivências positivas não são suficientes para superar as condições estruturais adversas que agravam o sofrimento. O estudo também evidencia que a precarização do trabalho acadêmico, marcada pela vulnerabilidade socioeconômica e pela ausência de direitos trabalhistas, intensifica o sofrimento dos estudantes. 

Biografia do Autor

  • Gabriel Teles Pontes, Universidade de Brasília

    Mestrando em Psicologia Organizacional e do Trabalho no PPG-PSTO/UnB. Especialista em Gestão Pública. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Administração e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul (UDF/UNICSUL). Técnico-Administrativo em Educação na UnB, lotado no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP/PST). Membro dos grupos de estudo e pesquisa em Trabalho, Constituição e Cidadania (FD/UnB), Ergonomia Aplicada ao Setor Público (ErgoPublic, IP/UnB) e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (Direito/IDP). Meus principais interesses de pesquisa são relacionados a Trabalho Flexível na Era Digital, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Neurodiversidade nas Organizações, Constitucionalismo Digital e Subordinação Algorítmica.

  • Kennedy Gomes Alecrim, Universidade de Brasília

    dministrador, doutorando em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), possui graduação em Administração pela Universidade de Rio Verde (UNIRV) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO). Especializou-se em Ensino Superior pela Universidade Ceuma (UNICEUMA), em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília (UnB) e em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com uma trajetória marcada por uma atuação significativa como professor titular no UNIEURO de 2002 a 2021, foi reconhecido por seu trabalho profícuo em 2016. Sua experiência se estende à consultoria e pesquisa, com interesse em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho, e interações entre Tecnologia e Comportamento Organizacional. Contribuiu em projetos de avaliação e desenvolvimento educacional no Inep e desenvolveu estratégias de mobilização no Ministério da Pesca e Aquicultura.

  • Kaline Cysneiros Vilela, Universidade de Brasília

    Psicóloga Organizacional, mestre, atualmente cursando Doutorado Acadêmico em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na Universidade de Brasília/DF, visando carreira docente. Experiência profissional na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e como professora de disciplinas de Psicologia e RH.

  • Ana Cláudia Alves de Medeiros Silva, Universidade de Brasília

    Bacharel em administração, mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO/IP/UnB) pela Universidade de Brasília (2021) e doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela mesma instituição. Possui mestrado especialização (MBA) em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2002. Exerceu cargos de direção e assessoramento superior no Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Secretaria de Direitos Humanos. Atualmente exerce suas atribuições na Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal, da Secretaria de Gestão de Pessoas, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Tem experiência 20 anos em planejamento estratégico, gestão de riscos, orçamento e finanças e gestão de pessoas. É participante do grupo Inovare, dedicando-se à pesquisa em temas de intenção de rotatividade, cinismo organizacional, avaliação de desempenho e mudança organizacional.

  • Mariana Martins Pedersoli, Universidade de Brasília

    Psicóloga do Trabalho e das Organizações. Mestra pela Universidade de Brasília- Unb em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG Brasília. Doutoranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Universidade de Brasília. Consultora Organizacional. Pesquisadora das áreas de bem estar, job crafting, liderança e engajamento no trabalho. Participante de congressos e simpósios com a temática de organizações e trabalho. Idealizadora e proprietária da Correlato Psicologia Pessoal e Corporativa. Link: https://correlatopsicologia.com.br/

  • Tatiele Souza de Oliveira, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - na área de Avaliação e Medidas em Psicologia. Mestra em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - UnB (2022). Graduada em Psicologia pela Universidade de Rio Verde - UniRV (2018). É professora universitária no curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU (DF). Cofundadora da Daten - Consultoria e Análise de Dados. É pesquisadora no Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais (CEPATS/IP/UnB). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Mudança Social (UnB). Integrante do Laboratório de Avaliação Psicológica de Rio Verde - LAPRV. Seus interesses e atividades de pesquisa concentram-se nas áreas de: (1) Psicometria (construção e adaptação de instrumentos psicométricos); (2) Metodologia de Pesquisa; (3) Processamento de dados estatísticos; (4) Psicologia Social (relações intergrupais, exclusão social e consequências psicossociais na vida dos indivíduos).

Publicado

2025-11-14