UMA LEITURA ESPACIAL DO ADOECIMENTO MENTAL DE TRABALHADORES DOCENTES
ENSAIO TEÓRICO-METODOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.31668/qktx3289Palavras-chave:
Trabalho docente; Adoecimento mental; Abordagem territorialResumo
Este ensaio resulta da revisão bibliográfica no âmbito de pesquisa de doutorado em andamento. Seu objetivo é consolidar o arcabouço teórico-metodológico para a sequência dos estudos. Até o momento os autores/textos apresentados apontam na direção de que, para estudar o adoecimento mental docente pela geografia, se faz necessário pensar sua espacialidade, entender como o adoecimento mental se desenvolve nas escolas enquanto lugares e o peso das relações de poder (nos territórios e territorialidades). Tal abordagem foi construída utilizando-se do conceito território, por meio de aproximações entre o materialismo-histórico-dialético e humanismo-existencialista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

