DESAFIOS E AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE:
COMPREENSÕES DE SAÚDE COM AGENTE NUM PROJETO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.31668/x86jg753Palavras-chave:
Educação; Saúde pública; Sistema de agentes.Resumo
Este texto resulta de um projeto de pesquisa que acompanhou o aprimoramento dos participantes do Projeto Saúde com Agente e como eles compreendem sua ação educativa no Projeto Hiperdia da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Município de Taquara. A análise partiu do objetivo de reconhecer o contexto da proposta de educação incrementada pelo Projeto Saúde com Agente, com uma estrutura de auto-gestão da equipe de UBS, e analisou os impactos da ação educativa nos agentes participantes dos módulos. A metodologia qualitativo-exploratória propôs uma modalidade de interlocução com um programa educativo. Os resultados identificam que a ação educativa ressalta o processo de trabalho de capacitação das equipes de saúde e aponta a relevância de investimentos permanentes para o aprimoramento dos profissionais no desempenho de suas funções no serviço público. A qualificação de Agente Comunitário de Saúde objetiva amparar com mais técnicas um programa, porém ainda se notam desafios em ações propostas por governamentais para a formação continuada na área da saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

