O PAPEL DO PODER PÚBLICO NA GESTÃO DE FUNDOS DE VALE
UM ESTUDO SOBRE O PARQUE DA LIBERDADE, ANÁPOLIS / GO
DOI:
https://doi.org/10.31668/s4gaw127Palavras-chave:
Gestão ambiental; Sustentabilidade; Parque Urbano.Resumo
A pesquisa analisa a gestão pública dos fundos de vale em áreas urbanas, com foco no Parque da Liberdade, em Anápolis / GO. Esses espaços são essenciais para o controle de enchentes, conectividade ecológica e preservação ambiental, mas sofrem com a urbanização desordenada. A metodologia combina pesquisa bibliográfica, documental e de campo, avaliando as políticas aplicadas no parque e os desafios à sua preservação. O estudo destaca a importância desses fundos para a sustentabilidade urbana, contribuindo para a qualidade ambiental e a melhoria da vida nas cidades. Também visa preencher a lacuna de estudos sobre o referido parque, oferecendo bases teóricas para futuras investigações. Assim, o trabalho promove o debate sobre urbanização sustentável, planejamento público e a valorização de áreas verdes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

