GEOEDUCAÇÃO NO ÂMBITO FORMAL DE ENSINO NO BRASIL A PARTIR DA GEOGRAFIA ESCOLAR
ANÁLISE DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.31668/jd9j0k07Palavras-chave:
Geoeducação. Geoconservação. Geodiversidade. Geografia escolar. Educação formal.Resumo
A Geoeducação pode ser trabalhada por meio da Geoconservação, nos âmbitos formais e não formais de ensino. A Geoconservação é basicamente a conservação da Geodiversidade terrestre. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo, discutir o conceito da Geoeducação e explanar essa temática na educação formal, por meio da Geografia escolar a partir das temáticas físico-naturais. A metodologia utilizada dividiu se em duas etapas: levantamento de caráter exploratório dos principais temas abordados; e a discussão e problematização da Geoeducação na Educação Formal. Nesse trabalho foram realizadas análises das competências, objeto do conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular do Brasil, no qual foi identificado, que as temáticas físico-naturais estão na base. A Geoeducação, deve ser inserida nas práticas cotidianas dos discentes, no qual eles despertem para a Geoconservação dos elementos naturais do planeta Terra.
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