AS CRIANÇAS E O DIREITO À CIDADE E AO BRINCAR EM MARAVILHA/AL
DOI:
https://doi.org/10.31668/srcywv13Palavras-chave:
infância; direito à cidade; direito ao brincarResumo
O objetivo dessa pesquisa é investigar como as crianças ocupam a cidade de Maravilha/AL, suas interações nos espaços urbanos utilizados pela população para o lazer e, especificamente, para o brincar pelas crianças. A investigação possui uma abordagem qualitativa, através de levantamento bibliográfico, a partir de referenciais teóricos que abordam análises sobre o direito à cidade e sua relação com a infância. Também realizamos um estudo de caso, coletando dados entre os meses de junho a novembro de 2023, na Secretaria Municipal de Infraestrutura e nas observações sistemáticas em espaços públicos da cidade utilizados pelas crianças. Destarte, concluímos que o direito ao brincar é fundamental para um desenvolvimento saudável , estimulando as habilidades físicas, cognitivas e emocionais das crianças. Em Maravilha/AL, elas ocupam os espaços públicos, exercendo sua autonomia, criatividade e inventividade. Ademais, evidenciou-se que, mesmo em lugares inadequados, elas resistem e criam formas de se apropriar dos espaços públicos para brincar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

