O CAFÉ-CLONAL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA DOS CAMPONESES DA COMUNIDADE SANT’ANA DO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS - RO

Autores

  • João Lucas Pena Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Tatiane Rodrigues de Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.31668/q9w45555

Palavras-chave:

Camponês, Comunidade Sant’Ana, Produção de Excedente

Resumo

A produção do café no estado de Rondônia destacou-se nos primeiros anos do projeto de colonização das décadas 1970 e 1980, os agricultores oriundos do Sul e Sudeste foram responsáveis no cultivo da planta que se encontra consolidada na microrregião de Cacoal-RO.  Objetiva-se neste artigo discutir a produção de café-clonal na comunidade Sant’Ana do município de Alto Alegre dos Parecis - RO. Para a consecução da pesquisa foi realizada a revisão bibliográfica acerca da temática central de investigação, a coleta e sistematização da pesquisa de campo e análise de dados em fontes secundárias. Constata-se, que embora os entrevistados produzam para atender a lógica do mercado, o café-clonal e suas práticas familiares contribuem para sua resistência e permanência na terra, nota-se que suas dificuldades estão pautadas pela ausência de políticas públicas que possam atender suas demandas locais.

Biografia do Autor

  • João Lucas Pena Souza, Universidade Federal de Rondônia

    Graduação em Educação do Campo. Professor da Educação básica. 

  • Tatiane Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Rondônia

    Professora da Universidade Federal de Rondônia- Campus Rolim de Moura -Departamento da Educação do Campo. Doutorado pela Universidade Federal de Goiás Regional - Jataí (2021) Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás Regional Jataí (2009) e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia UFG Regional Jataí (2016). Pós - Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com Ênfase no Ensino Especial e Educação Inclusiva pela faculdade de tecnologia Equipe Darwin FACTED- Águas Claras DF (2011). Educadora ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ciência e tecnologia (2012-2012 SMACT- Jataí-GO) Professora da Rede Estadual de Goiás- SEDUC (Ensino fundamental II , Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos 2011-2016) Professora da rede particular ( Ensino fundamental II 2012-2015, 2018). Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano ( Rio Verde-GO-2016). Professora Substituta da Universidade Federal de Rondonópolis-MT (2021-2022).Tem experiência na área da Geografia Humana, atuando em temáticas da Educação do Campo, debates agrários, ensino de geografia, políticas na educação, estágio docente e formação de professores.

Publicado

2025-11-14