SUJEITO E CORPO NA ARTE DOS QUADRINHOS:
UMA ANÁLISE DA GRAPHIC NOVEL MSP TINA, RESPEITO, DE FEFÊ TORQUATO
DOI:
https://doi.org/10.31668/52r4tg39Palavras-chave:
Discurso; Assédio; Fefê Torquato.Resumo
Ler histórias em quadrinhos é compreender que há uma diversidade de produções que abordam diferentes temáticas abarcando todos os leitores possíveis. Entre essas temáticas, também pode-se discutir problemas sociais que envolvem principalmente as mulheres. A graphic novel Tina, Respeito de Fefê Torquato aborda sobre o assédio que acontece com as mulheres no dia a dia, especialmente no trabalho. Diante disso, analisamos como sujeito e corpo se constituem no quadrinho na relação com a violência contra as mulheres. Para tanto, baseamos nos estudos da Análise de Discurso, mobilizando alguns conceitos como discurso, condições de produção, memória discursiva, corpo e sujeito. Assim, este estudo se estrutura apresentando primeiro a relação entre mulheres, discurso e corpo, depois abordando sobre as mulheres e os quadrinhos, para então analisar a produção de Fefê Torquato.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

