A PRODUÇÃO DE ENERGIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS:

UMA PROPOSTA DE ENSINO MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Pedro Henrique Bonini da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.31668/mrp4pq85

Palavras-chave:

Formação Docente; Atividade Investigativa de Ensino; Audiovisual.

Resumo

A presente pesquisa realiza apontamentos sobre as potencialidades do trabalho coletivo no planejamento de atividades didáticas no âmbito de temas multidisciplinares e de suas contribuições para a formação docente. Busca-se neste universo identificar de que maneira uma Atividade Investigativa de Ensino (AIE) pode auxiliar na formação de professores e na prática de ensino no âmbito de temas científicos, em especial da temática “A produção de energia e os impactos ambientais”. Para responder a essa questão norteadora, serão apontados desdobramentos de uma AIE realizada com professores de Geografia, Química, Física e Biologia de um pré-vestibular social. Ao longo da AIE os participantes puderam dialogar, falando sobre suas dificuldades e experiências, visando o objetivo comum de promover melhores condições de aprendizagem aos seus alunos. Todos os professores participaram de forma bastante ativa dos debates, tendo contribuído de forma significativa para a elaboração da proposta didática. A percepção dos professores, identificada por meio de um questionário, apontam um resultado bastante positivo. Demonstraram satisfação em relação aos temas e à dinâmica realizada, mostrando-se otimistas quanto às contribuições dessas para suas formações docentes. Desse modo, a partir das reflexões fica indicado que uma AIE, tal como a descrita ao longo deste trabalho, pode possibilitar ganhos importantes no processo de formação docente e que estes ganhos, no horizonte, podem possibilitar o desenvolvimento de melhorias, também, no processo de formação de jovens estudantes em diferentes etapas da formação.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Bonini da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2023). Especialista em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI/2023), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2019) e Licenciando em História (Faculdade UNIFAHE). Integra atualmente o Laboratório de Linguagens e Mediações (LME/UFRJ). Atua como Professor de Humanidades Aplicadas do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (FIA) e como Professor de Geografia e História em instituições privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro.

  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, UFRJ

    Professor Associado III do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (UFF). Atualmente é Coordenador do Laboratório de Vídeo Educativo e Vice-Diretor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). É atualmente Bolsista de Produtividade do CNPq, e foi Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (Geraes), e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC-IFRJ) e do Grupo de Estudos em Educação, Mediações e Tecnologias (GEEMT-UFRJ). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ (2011-2016). Foi professor auxiliar do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (2001-2006). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, cinema e vídeo educativos, recepção audiovisual, arquivos audiovisuais, educação em ciências e saúde.

Publicado

2025-11-14