VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CAMPO CONTÁBIL:
UMA PERSPECTIVA BOURDIEUSIANA
DOI:
https://doi.org/10.31668/jnhebc05Resumo
Este estudo objetivou compreender de que forma a violência simbólica Bourdieusiana exercida pelo professor se expressa nas dissertações de um programa de pós-graduação stricto sensu em contabilidade de uma IES Federal do Sul do Brasil. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, executada através de uma análise de conteúdo, sendo identificadas 29 dissertações entre 2018 a 2022. Além das dissertações, objeto principal do estudo, foram analisados os currículos Lattes dos orientadores e de seus orientandos, com o fim de atingir o objetivo geral da pesquisa. As dissertações foram analisadas a partir de seus temas principais e relacionados com os temas e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos orientadores ao longo de suas carreiras. Para complemento das análises realizadas nas dissertações e nos currículos Lattes se fez uso do software NVIVO como ferramenta de apoio organizacional as análises. Dessa forma verificou-se que a violência simbólica se expressa através dos temas de pesquisa de interesse de seus orientadores na medida que se identifica estudos feitos por discentes alinhados com os estudos de visível interesse de seus orientadores expressos no Lattes, o que demonstra que a violência simbólica está presente e se expressa, principalmente, nos temas escolhidos para serem estudados. Como contribuições, os resultados do presente estudo permitem que os programas de pós-graduação em contabilidade possam discutir com mais profundidade esse tema, para verificar se as linhas de pesquisa proposta convergem com os interesses de pesquisa dos docentes do programa, bem como, atendam as necessidades de pesquisa para a área contábil no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

