VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CAMPO CONTÁBIL:

UMA PERSPECTIVA BOURDIEUSIANA

Autores

  • Paulo Sérgio Gama Macedo Universidade Federal do Rio Grande
  • Juliana Tonello Azevedo Universidade Federal do Rio Grande
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.31668/jnhebc05

Resumo

Este estudo objetivou compreender de que forma a violência simbólica Bourdieusiana exercida pelo professor se expressa nas dissertações de um programa de pós-graduação stricto sensu em contabilidade de uma IES Federal do Sul do Brasil. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, executada através de uma análise de conteúdo, sendo identificadas 29 dissertações entre 2018 a 2022. Além das dissertações, objeto principal do estudo, foram analisados os currículos Lattes dos orientadores e de seus orientandos, com o fim de atingir o objetivo geral da pesquisa. As dissertações foram analisadas a partir de seus temas principais e relacionados com os temas e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos orientadores ao longo de suas carreiras. Para complemento das análises realizadas nas dissertações e nos currículos Lattes se fez uso do software NVIVO como ferramenta de apoio organizacional as análises. Dessa forma verificou-se que a violência simbólica se expressa através dos temas de pesquisa de interesse de seus orientadores na medida que se identifica estudos feitos por discentes alinhados com os estudos de visível interesse de seus orientadores expressos no Lattes, o que demonstra que a violência simbólica está presente e se expressa, principalmente, nos temas escolhidos para serem estudados. Como contribuições, os resultados do presente estudo permitem que os programas de pós-graduação em contabilidade possam discutir com mais profundidade esse tema, para verificar se as linhas de pesquisa proposta convergem com os interesses de pesquisa dos docentes do programa, bem como, atendam as necessidades de pesquisa para a área contábil no Brasil.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Gama Macedo, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG, possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera/Uniderp, Graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera/Uniderp, Pós-graduação em Inteligência Policial e Segurança Pública pela ESDP/FCA, Pós-graduação em Inteligência, Gestão da Informação e Estratégia pelo UNICESDH.

  • Juliana Tonello Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

  • Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Publicado

2025-11-14