O Norte de Goiás como espaço de sertão: entre a evangelização missionária e o processo civilizador

Northern Goiás as a Sertão: Between Missionary Evangelization and the Civilizing Process

Autores

  • Robson Rodrigues Gomes Filho Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml Autor
  • Rafael Machado Santana Autor

Resumo

O presente artigo analisa o Norte de Goiás como um espaço historicamente construído como “sertão”, articulando as noções de civilização, progresso e religiosidade no contexto dos processos de modernização no Brasil entre os séculos XIX e XX. Partindo do debate teórico entre Norbert Elias e Max Weber acerca do papel da religião no processo civilizador, o estudo propõe uma leitura que considera tais perspectivas complementares, sobretudo no contexto americano. Argumenta-se que, diferentemente do modelo europeu, a civilização do sertão brasileiro não pode ser compreendida sem a centralidade da religião, especialmente da ação missionária católica. Ao examinar a construção simbólica do sertão e sua associação à barbárie e ao atraso, o artigo demonstra como o Norte de Goiás foi representado como um espaço a ser civilizado e evangelizado. Por fim, analisa criticamente a historiografia sobre a atuação missionária na região, evidenciando seus limites interpretativos e propondo uma abordagem que considere a agência dos sujeitos locais e a dimensão religiosa como elementos fundamentais do processo civilizador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robson Rodrigues Gomes Filho, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em História, em regime de dupla titulação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha); professor adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Sul, sede Morrinhos (Brasil).

  • Rafael Machado Santana

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em História na Universidade de Brasília (UNB); bolsista CAPES do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação (PDPG); professor efetivo da SEDUC-TO, na função de Coordenador Pedagógico de Área - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Downloads

Publicado

10-09-2026

Como Citar

O Norte de Goiás como espaço de sertão: entre a evangelização missionária e o processo civilizador: Northern Goiás as a Sertão: Between Missionary Evangelization and the Civilizing Process. (2026). Revista De História Da UEG (REVHIST), 15(01), e512615. https://revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/17868

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)