Periferias Urbanas: Estética segregacionista das ocupações socioespaciais e territoriais em Teresina (Piauí – Brasil)

Urban Peripheries: Segregationist aesthetics of socio-spatial and territorial occupations in Teresina (Piauí – Brazil)

Autores

  • Francilene da Silva Abreu Universidade Federal do Piauí (UFPI) Autor
  • Allex Denzell da Silva Abreu Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Autor

Palavras-chave:

Antropologia Urbana. , Centro e Periferia. , Teresina.

Resumo

Este artigo de abordagem antropológica etnográfica e qualitativa, analisa os deslocamentos, a ocupação socioespacial de populações periféricas em áreas centrais de Teresina (PI) e as dinâmicas de migração forçada, resistência cultural e luta por reconhecimento, destacando como a fragmentação urbana invisibiliza grupos vulneráveis (Vidal, Musset e Vidal, 2011; ...Lima, 2023; Levy, 2001). Confronta modelos clássicos como o de Burgess (1921) e a dicotomia centro-periferia (Velho, 1967), revelando que as mobilidades e dinâmicas urbanas reconfiguram estruturas sociais e práticas sociais. Teresina apresenta-se como palco de tensões de vulnerabilidade entre ordenamento e apropriação do espaço, marcados pela exclusão social (Harvey, 2004), enclaves de luxo que enobrecem higienismo entre as classes gentrificadas e pela mercantilização da cidade (Telles, 2015). Defende-se políticas públicas que valorizem as identidades periféricas e promovam uma cosmópolis com novas práticas de políticas.

Palavras-chave: Antropologia Urbana. Centro e Periferia. Teresina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francilene da Silva Abreu, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Mestre em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Allex Denzell da Silva Abreu, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

    Pós-graduando em Ensino de Fisiologia Humana na Educação Básica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); docente da rede privada de educação em Teresina-PI.

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Periferias Urbanas: Estética segregacionista das ocupações socioespaciais e territoriais em Teresina (Piauí – Brasil) : Urban Peripheries: Segregationist aesthetics of socio-spatial and territorial occupations in Teresina (Piauí – Brazil). (2025). Revista De História Da UEG (REVHIST), 14(2), e422510. https://revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/16784