A INSERÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VANTAGENS, DESVANTAGENS E DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Jorge de Sousa Santos 61984054931

Palavras-chave:

Inteligência Artificial., Educação a Distância., Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho aborda a temática da inserção da Inteligência Artificial (IA) nos cursos de Educação a Distância, propondo reflexões acerca das vantagens e desvantagens desse tipo de prática no contexto de educação, considerando uma análise sob a ótica discente, para que a IA possa ser inserida nos processos formativos a fim de gerar uma aprendizagem significativa na aplicação prática bem-sucedida deste recurso nas instituições de ensino. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para contribuir com esta produção, este artigo conta, ainda, com aportes relevantes acerca da temática de autores que emergiram no decorrer da exploração em referenciais teóricos. E, conclui-se que IA manifesta-se como uma ferramenta essencial na contemporaneidade, e o profissional docente pode maximizar o potencial da IA na educação, preparando os alunos para os desafios do século XXI.

Biografia do Autor

  • Jorge de Sousa Santos, 61984054931

    Mestre em Educação (2024) pelo programa de pós-graduação - stricto sensu em: Tecnologias Emergentes em Educação, pela Miami University of Science and Technology (Must University) - Florida - (USA), área de concentração: Educação, e linha de pesquisa: Tecnologias Educacionais. Licenciado em Letras com habilitações em: Língua Inglesa; Espanhola e Portuguesa (2017 e 2022, respectivamente); Licenciado em Biologia (2022) e Licenciado em Pedagogia (2021). Possui formação e titulações em nível de Pós-Graduação - Lato Sensu - Especialização nas áreas de Linguística, Línguas, Linguagens e Literaturas; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza; Matemática e Educação. Tem formações técnicas subsequentes de nível médio em: Secretaria Escolar (2016); Informática (2021), e Controle Ambiental (2022). Professor em constante processo de formação continuada, que busca aprimorar os seus conhecimentos visando preparo para os desafios da educação na contemporaneidade. Percebe a educação como um instrumento que emancipa, empodera e melhora a qualidade de vida das pessoas. Defensor de uma prática educativa inclusiva, com equidade, de todos e para todos. No processo educativo, compreende a relação indissociável da difusão dos conteúdos com as realidades sociais numa perspectiva crítico-social dos conteúdos. Desde 2018 exerce a docência na educação básica com o Ensino de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Respectivas Literaturas, e de componentes curriculares do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.Tem experiência em Gestão e Orientação Educacional. Na área de Letras estuda temas que incluem a história, a estrutura e o funcionamento de línguas, cultura e a literatura de povos. Ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica desenvolveu diversas habilidades, entre elas a atuação na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, tendo como foco: a promoção do processo de desenvolvimento das aprendizagens nas atividades escolares, delinear os conteúdos, as estratégias, procedimentos e métodos relativos à dinâmica da sala de aula e de toda a rotina escolar, adaptando-a para o aluno com necessidades educacionais específicas, com ênfase em: Deficiência Intelectual e Múltipla. Enquanto Pedagogo contribui diretamente em processos relacionados ao ensino e aprendizagem em todos os níveis e modalidades de educação, trabalhando temas transversais em espaços escolares e não escolares que exijam conhecimentos didáticos e pedagógicos. É amante das artes, literaturas, línguas e linguagens, e o meio-ambiente. Tenho afinidade e interesse nas temáticas que envolvem educação, tecnologias e inovação, nos seus mais variados aspectos.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Artigos