11º CONGRESSO GOIANO DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIA E TERAPIA INTENSIVA DA ASSOBRAFIR
Keywords:
fisioterapia respiratória, terapia intensiva, cuidado centrado no pacienteAbstract
É com grande satisfação que apresentamos os anais do 11º Congresso Goiano de Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva da ASSOBRAFIR, evento promovido pela ASSOBRAFIR - Regional Goiás. O congresso teve como objetivo central atualizar conhecimentos técnico-científicos, fomentar boas práticas clínicas e discutir inovações na atuação do fisioterapeuta nas áreas cardiovascular, respiratória e terapia intensiva, consolidando-se como espaço essencial de formação e troca de experiências no cenário da saúde brasileira.
O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de maio de 2026, no Auditório SICOOB, localizado na Avenida T-8, em Goiânia – Goiás. Destinou-se a fisioterapeutas, estudantes, residentes de fisioterapia, gestores e pesquisadores, reunindo 160 participantes. A programação científica abordou temas como manejo ventilatório avançado, reabilitação cardiovascular, fisioterapia baseada em evidências na UTI, inovações tecnológicas na terapia intensiva (adulto, pediátrica e neonatal), empreendedorismo na fisioterapia, atenção domiciliar e mobilização precoce.
Durante o encontro foram observados debates enriquecedores com palestrantes, grande envolvimento dos participantes e forte interação científica. A apresentação dos trabalhos científicos contou com premiação para os melhores estudos, estimulando a produção acadêmica de excelência. Além disso, o congresso gerou significativo impacto científico e social ao promover networking entre profissionais, estudantes e pesquisadores, fortalecendo a integração da fisioterapia cardiorrespiratória e intensiva em Goiás e no Brasil.
Por fim, registramos nossos agradecimentos aos congressistas, cuja presença e participação ativa tornaram o evento possível; à Comissão Organizadora e à Comissão Científica, pelo empenho e competência; e aos apoiadores e patrocinadores que acreditaram na relevância do congresso: OXILIVES, CDCS, SINFITO, LUMIAR, CREFITO 19 e PROFISIO. O sucesso do 11º Congresso Goiano de Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva é fruto desse compromisso coletivo com o avanço da nossa profissão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Movimenta (ISSN 1984-4298)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.