A ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ENTRE 2014 E 2023

Autores

  • Ma. Kátia Cilene de Araújo Universidade Federal de Catalão , Universidade Federal de Catalão image/svg+xml
  • Dra. Simara Maria Tavares Nunes
  • Dr. Wender Faleiro

Resumo

Este estudo explorou a integração da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação do Campo, com foco no desenvolvimento da consciência crítica, sustentabilidade e valorização do conhecimento. A abordagem incluiu uma busca sistemática em bases de dados acadêmicos, resultando em uma seleção de informações interdisciplinares e contextuais sobre intervenções educacionais. A abordagem CTS contribui para a promoção do desenvolvimento ambiental e social e enfatiza a importância da ciência, da tecnologia e da sociedade civil nos ambientes do campo. É importante destacar e integrar a abordagem CTS na Educação do Campo como um meio eficaz de alcançar uma educação significativa, sustentável e culturalmente relevante. Os resultados mostram a necessidade de ampliar essas novas práticas educativas com vistas ao fortalecimento das comunidades campesinas e à construção de sociedades mais justas e equitativas. Demonstram, ainda, a eficácia das novas estratégias de ensino na integração do Método CTS, que promovem a aprendizagem significativa e o envolvimento dos alunos. Existe uma clara necessidade de valorização da Educação do Campo, resultando em efeitos positivos no saber crítico da população rural, estimulando o pensamento social e ambiental consciente. 

 

Biografia do Autor

  • Ma. Kátia Cilene de Araújo, Universidade Federal de Catalão, Universidade Federal de Catalão

    Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás, possuo sólida experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e metodologias de ensino. Sou pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira e em Educação do Campo pela UFCAT-GO - Universidade Federal de Catalão, Goiás. Professora da Rede Estadual de Educação de Goiás e da Rede Municipal de Educação de Piracanjuba-G0. Atualmente, cursando o mestrado na UFCAT-GO, onde continuo a aprofundar meus estudos e pesquisas na área da educação. 

  • Dra. Simara Maria Tavares Nunes

    Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Tenho me dedicado a pesquisas principalmente nas áreas de Formação de Professores, Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente. Tenho me dedicado também à metodologia de pesquisa Análise Textual Discursiva, a ATD. 

  • Dr. Wender Faleiro

    Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutorado em Educação pela UFU.Pós Doutorado em Educação PUC-GO, ênfase em Educação do Campo. Tem experiência na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder/Fundador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG (2014-2024) ; Vice-líder do NEPCampo /UFG (2014-2019) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo( 2017-2018); Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Coordenador geral da escola da Terra em Goias (2017/2018- 2020/21). Coordenador da Especialização em Educação do Campo (SEMESP/MEC-UFCAT - 2021-2024. Coordenador da licenciatura em Educação do Campo-Ciencias da Natureza (2022-2024) Vice - Diretor da Faculdade de Educação (2022-2025).Presidente do I e II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (2017 e 2019) e do I Congresso Interinstitucinal Brasileiro de Educação popular e do Campo (2017). Membro do Conselho Delibeativo da Associação Brasileira de Biologia Regional 4 (2017/2019).Se dedica aos estudos da Educação Popular - ênfase na Educação do Campo, Ensino de Ciências da Natureza, e Formação de Professores/as sob a perspectiva histórica, sociológica e pedagógica. 

Downloads

Publicado

2025-11-12