PIAGET E VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Teorias de aprendizagem. Construtivismo. Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
As teorias de aprendizagem são de relevância para a compreensão do desenvolvimento dos estudantes.). Dessa forma, este artigo busca discutir a aprendizagem nas teorias de Piaget e Vigotski, a partir de uma discussão teoria com base nos autores Piaget (1971; 1985; 1986; 1999), Souza Filho (2008), Paula e Mendonça (2009), Peretiatko (2022), Vigotski (2009, 2010, 2012), Silva (2008; 2013), Nogueira e Leal (2012), entre outros que aprofundam a discussão sobre a temática. As principais teorias são a de Piaget (1896-1980), conhecida como construtivismo e teoria de Vygotsky (1896-1934), chamada de Psicologia Histórico-Cultural. Estas apresentam proximidades e diferenças. Enquanto Piaget dá ênfase para as determinações biológicas, principalmente relacionadas as fases do desenvolvimento, Vigotski assume o quanto as interações sociais interferem no aprendizado e desenvolvimento humano.
Palavras-chave: Teorias de aprendizagem. Construtivismo. Psicologia Histórico-Cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Mediação (ISSN 1980-556X)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.