PIAGET E VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Denise Rodrigues Dias dos Santos Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Ana Maria Reinaldo da Silva Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Simara Maria Tavares Nunes Simões Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Danilo Fernandes Lobato

Palavras-chave:

Teorias de aprendizagem. Construtivismo. Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

As teorias de aprendizagem são de relevância para a compreensão do desenvolvimento dos estudantes.). Dessa forma, este artigo busca discutir a aprendizagem nas teorias de Piaget e Vigotski, a partir de uma discussão teoria com base nos autores Piaget (1971; 1985; 1986; 1999), Souza Filho (2008), Paula e Mendonça (2009), Peretiatko (2022), Vigotski (2009, 2010, 2012), Silva (2008; 2013), Nogueira e Leal (2012), entre outros que aprofundam a discussão sobre a temática. As principais teorias são a de Piaget (1896-1980), conhecida como construtivismo e teoria de Vygotsky (1896-1934), chamada de Psicologia Histórico-Cultural. Estas apresentam proximidades e diferenças. Enquanto Piaget dá ênfase para as determinações biológicas, principalmente relacionadas as fases do desenvolvimento, Vigotski assume o quanto as interações sociais interferem no aprendizado e desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Teorias de aprendizagem. Construtivismo. Psicologia Histórico-Cultural.

Biografia do Autor

  • Denise Rodrigues Dias dos Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Mestranda em Educação e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Catalão (2025) Graduação em Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistema pela AEMS - ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL (2010). Técnica em Informática pela ETEC - Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira (2005) Tem experiência na área de Educação e Informática;

  • Ana Maria Reinaldo da Silva, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2018). Pós graduada na área da inclusão(2022).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar e ensino Fundamental, Pedagoga efetiva na Cidade de Pires do Rio, 9 (nove) meses de atuação na Secretaria de Educação da Prefeitpal de Taquaral de Goiás.

  • Simara Maria Tavares Nunes Simões, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente. Contato: simara_nunes@ufcat.edu.br; (64) 98122 9088.

  • Danilo Fernandes Lobato

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão UFCAT. Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Pires do Rio (UEG/UnU Pires do Rio). Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão. Foi Bolsista do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC) de 2015 à 2019 do projeto Feiras de Ciências e a construção de conhecimentos significativos bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2017 à 2019, desenvolvendo pesquisas sobre a Dimensão Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Atuou como Gerente, Editor-Chefe, Redator do sitio Feiras de Ciências da UFG/RC.

Downloads

Publicado

2025-11-12