MATEMÁTICA ACESSÍVEL/INCLUSIVA E  DILEMAS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Flores, M. M. L. UFCat
  • Batista, A. A. UFCat
  • Pereira, H. N. UFCat
  • Tartuci, D. UFCat

Resumo

Este estudo documenta e relata as experiências adquiridas ao longo do  Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O Programa foi uma oportunidades de desenvolver um projeto de intervenção pedagógica que contribuísse com o ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos e com a nossa própria formação inicial docente. Desse modo delineamos a questão norteadora do nosso Projeto de Intervenção: Como desconstruir a ideia de que a matemática é um componente curricular difícil? O projeto de intervenção, foi trabalhado em uma turma do terceiro ano do Ensino Especial de Jovens e Adultos (EEJA), composta por oito alunos, dentre as quais se encontravam paraplegia, deficiência intelectual, paralisia cerebral, síndrome do x frágil e hiperatividade. Observando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pudemos fazer um planejamento que contemplou toda a turma, pois as atividades propostas consideraram as necessidades educacionais especiais, assim como as especificidades de cada aluno. No Ensino Fundamental - Anos Iniciais, o projeto foi realizado em uma turma do terceiro ano, composta por 26 alunos. O planejamento das aulas se deu conforme a rotina da turma, considerando que parte das aulas eram compostas pela disciplina de Educação Física, o que nos levou a elaborar uma proposta pedagógica interdisciplinar que nos permitiu trabalhar conteúdos matemáticos e atividades físicas por meio de jogos como “Relógio Matemático”, “Boliche Monetário” e “Corrida Matemática”.

Biografia do Autor

  • Flores, M. M. L., UFCat

     Docente da Faculdade de Educação da UFCAT, Docente do Programa Residência Pedagógica do curso de  Pedagogia, Docente do Programa de Pós-Gaduação em Educação- ttp://lattes.cnpq.br/4172815311655078. https://orcid.org/0000-0001-7615-3730

  • Batista, A. A., UFCat

    Discente do curso de  Pedagogia da UFCAT Universidade Federal de Catalão (UFCAT) Bolsista Capes - Programa Residência Pedagógica, Catalão, Goiás, Brasil, Avenida Lamartine Pinto de Avelar, número 1000. Vila Chaud, Catalão, Goiás. cep 75.000. https://lattes.cnpq.br/5883338701853718

  • Pereira, H. N., UFCat

    Discente do curso de  Pedagogia da UFCAT Universidade Federal de Catalão (UFCAT) Bolsista Capes - Programa Residência Pedagógica, Avenida Lamartine Pinto de Avelar, número 1000. Vila Chaud, Catalão, Goiás.cep 75.000. CV: http://lattes.cnpq.br/9761188725479572,

  • Tartuci, D., UFCat

    Docente da Faculdade de Educação da UFCAT, Docente do Programa Residência Pedagógica do curso de  Pedagogia/UFCAT, Docente do Programa de Pós-Gaduação em Educação-, Avenida Lamartine Pinto de Avelar, número 1000. Vila Chaud, Catalão, Goiás.cep 75.000, http://lattes.cnpq.br/9300315252743903.

Downloads

Publicado

2025-11-12