LEVANTAMENTO SOBRE AS ABORDAGENS DO BIOMA CERRADO NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO)

Autores

  • Ingrid Giovanna Gondin Damaceno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

Resumo

Este estudo ressalta a relevância do bioma Cerrado e a urgência de sua preservação frente às mudanças climáticas globais. O objetivo é analisar a abordagem do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) em relação a esse bioma. Identificou-se uma lacuna na discussão sobre o tema no ENEBIO e nos livros didáticos, com apenas seis trabalhos relacionados ao Cerrado nas suas edições. Torna-se fundamental aprofundar a abordagem do Cerrado na educação ambiental escolar. Foram identificadas limitações metodológicas nos estudos socioambientais para aprimorar a educação científica. Destaca-se a importância da intersecção entre o bioma Cerrado e a educação científica para fomentar a conscientização ambiental e a preservação desse ecossistema. O estudo visa aprimorar o trabalho dos professores na educação e conservação ambiental, fornecendo ferramentas e estratégias eficazes para promover uma consciência ambiental positiva entre os alunos, levando a uma maior compreensão e adoção de práticas sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid Giovanna Gondin Damaceno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Mestranda no Programa de Pós Graduação Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado (CRENAC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí.

  • Luciana Aparecida Siqueira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

    Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/2022). Mestra em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2003). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2011). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/2001). Docente Orientadora do Subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica (CAPES/2022). Integra o Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação (GPECS/UFU) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero (NEPEDS/IFGoiano). Atua com os seguintes temas: livro didático; corpo, gênero, sexualidade, no âmbito da Educação em Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

2025-11-12