A ALFABETIZAÇÃO IMAGÉTICA:UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O LETRAMENTO

Autores

  • CAROLINE DA SILVA UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA - UDE
  • Alexandre Gandolfi Neto
  • Samara Farias da Cunha
  • Valdiana da Silva da Costa

Resumo

A alfabetização imagética desempenha um papel fundamental na comunicação humana por meio da interpretação de elementos visuais. Este artigo tem como objetivo analisar e contextualizar a alfabetização imagética, com especial ênfase na fase inicial do processo de alfabetização. Ao utilizar técnicas lúdicas permeada pela educação visual, contribui significativamente para a compreensão de elementos visíveis e invisíveis nas imagens, conferindo-lhes importância na fase de descoberta do letramento. Além de ser um complemento valioso para a alfabetização textual, a alfabetização artística e a alfabetização geográfica. A pesquisa bibliográfica, mediante a análise de livros, dissertações e artigos, possibilita compreender a linguagem visual utilizada como uma ferramenta de alfabetização. Este estudo revela que estratégias pedagógicas, tais como a análise de livros ilustrados e atividades práticas, desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades de leitura. Adicionalmente, abrange a interpretação de gráficos, signos e símbolos utilizados como meios de comunicação no cotidiano, impulsionando a alfabetização integral dos estudantes​.

Downloads

Publicado

2025-11-12