VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E HUMOR

UM OLHAR PARA CONTADORES DE CAUSO GOIANOS

Autores

  • Marilia Silva Vieira Pereira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Loana Faria Santos

Resumo

Esta pesquisa investiga o modo como a fala caipira se manifesta no estado de Goiás, considerando os espaços rurais e urbanos a partir do contínuo de urbanização proposto por Bortoni-Ricardo (2011). O estudo tem como objetivo compreender como o humor é construído por meio da linguagem nesses contextos, analisando a influência da mídia na difusão da identidade regional. Três fenômenos linguísticos são foco da análise: a despalatização (ex. veia no lugar de velha), a queda da oclusiva em gerúndio (ex. trabaiano em vez de trabalhando) e a ausência de concordância nominal conforme a norma-padrão. O corpus utilizado é composto por narrativas humorísticas do contador de causos Geraldinho e da dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho, personalidades representativas da cultura popular goiana. Os resultados indicam que, embora tais fenômenos estejam presentes nos dois grupos analisados, há indícios de que os humoristas fazem uso mais consciente e intencional desses recursos linguísticos para reforçar estereótipos e efeitos cômicos.

Biografia do Autor

  • Marilia Silva Vieira Pereira, Universidade Estadual de Goiás

    Professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG/Câmpus Cora Coralina), onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do estado de Mato Grosso, câmpus Sinop.Tem pós-doutorado em Letras (2018) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), doutora em Letras (2016) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estudos de Linguagens (2011) e licenciada em Letras Português/Espanhol (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra o Grupo de Pesquisa História da Língua e Formação Urbana (HLin-FU/UEM) e do Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociolinguística (GPDS/UFOP) do CNPq. É membro do GT de Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira, vinculado à ANPOLL. Tem interesse pelos seguintes temas: Português Brasileiro. História do Português. Sociolinguística. Identidade. Variação linguística e ensino. Estudos da Amazônia Brasileira.

  • Loana Faria Santos

    Mestre em Língua, Cultura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Ciências Contábeis pela UEG (Universidade Estadual de Goiás e em Letras - Português-Inglês pela UNICV (Centro Universitário Cidade Verde). Especialização em Gramática e Texto pela UNISUL, especialização em Ensino da Leitura, Escrita e Produção de texto e extensão em Gramática para professores na UNICAMP. Fluência em inglês e espanhol. Experiência na área de letras, especificamente redação, gramática, interpretação e inglês. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2025-12-26

Edição

Seção

Dossiê temático - Língua, literatura e ensino: prismas interculturais