A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

UM CONCEITO ESTRUTURANTE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Juliana Vicente Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Cristiane Rosa Lopes Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Conti de Freitas Universidade Estadual de Goiás
  • Blaunya Junnian de Jesus Fukcuchima Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A formação de professores na contemporaneidade, explorando o conceito de formação no contexto educacional, sob a noção de praxiologias que articula a relação entre teoria e prática é o tema desse artigo. Também oferece um panorama sobre a formação docente sob a perspectiva reflexiva, destacando as características da educação frente às transformações da sociedade atual. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de um novo sujeito capaz de interagir, agir, transformar o ambiente em que está inserido e expandir suas interpretações e significados, visto que a reflexão crítica na formação docente é amplamente abordada como um elemento importante o para o desenvolvimento profissional. Inspiradas em Freire (1967) que defende a prática reflexiva como fundamental para que o educador a questione e transforme a realidade educacional, promovendo uma educação libertadora; em Fleuri (2002) que enfatiza a articulação entre teoria e prática como caminho para fomentar a autonomia e a postura investigativa no ensino; e em Garcia (1999) que por sua vez reforça a ideia de que a formação docente deve ser contínua e dinâmica, permitindo ao professor apropriar-se criticamente de saberes e experiências para atuar em diferentes contextos, compartilhamos as nossas praxiologias (FREITAS E AVELAR, 2021) que,  assim como em Gohn (2002) destacam a formação como um processo que capacita o professor a ser um agente de transformação social, promovendo práticas reflexivas que dialoguem com as demandas da sociedade, ressaltando a necessidade de alinhar a reflexão crítica às mudanças culturais e tecnológicas, desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas e eficazes (KALANTZIS, COPE E PINHEIRO, 2008). Dessa maneira, pode se concluir que todas as contribuições citadas convergem para reforçar a importância da reflexão crítica como fundamento estruturante na formação docente, capacitando o educador a integrar teoria e prática de forma criativa, ética e transformadora, respondendo às exigências de uma sociedade em constante evolução.

Biografia do Autor

  • Juliana Vicente Alves, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em língua, Literatura e Interculralidade,pelo POSLLI/UEG.Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Brasília (2019). Atualmente é professora de História/Sociologia - Colégio Estadual Herculino Gomes Arantes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Possui 2 graduação em Licenciatura em História pela Faculdade Única. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela UniMB - Centro Universitário Montes Belos e História e Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade UNIFAHE.

  • Cristiane Rosa Lopes, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Letras:Português/Inglês, mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás, atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia e no mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores/as de Línguas - GEFOPLE (UEG/CNPq) e integrante da Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/CNPq) e do Obiah - Grupo de Estudos Interculturais da Linguagem (UFG/CNPq). Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com interesse em perspectivas críticas e decoloniais de educação linguística e formação de professoras/es de línguas. 

  • Carla Conti de Freitas, Universidade Estadual de Goiás

    Carla Conti de Freitas é doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG e Pós-doutorada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Letras e Linguística pela (UFG), especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Graduada em Letras Português Inglês. Coordena o grupo de pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (LECCE - UEG/CNPq) Participa do grupo de pesquisa sobre Formação de Professores de Línguas (GEFOPLE-UEG/CNPq); do Grupo de Pesquisa Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG/CNPq); do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP/CNPq). Atua como docente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Goiás. Os temas de interesse incluem formação de professores, cultura digital e direitos humanos. 

  • Blaunya Junnian de Jesus Fukcuchima, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2017). Atualmente é professora de Educação Infantil, CMEI Manoel Rodrigues Viana, funcionária Pública Municipal pela PREFEITURA DE NERÓPOLIS . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Cursando Mestrado em Estudos de Língua e interculturalidade, na UEG, POSLLI

Downloads

Publicado

2025-12-26

Edição

Seção

Dossiê temático - Língua, literatura e ensino: prismas interculturais