O ESPAÇO DA MULHER NA POESIA FEMINISTA CONTEMPORÂNEA DE RUPI KAUR

Autores

  • Thaiane Gomes de Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Dra. Larissa Silva Nascimento Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este artigo visa investigar a representação do espaço feminino na contemporaneidade por meio da análise da poesia de Rupi Kaur (2017), no livro Outros jeitos de usar a boca (2017). A pesquisa propõe uma revisão da literatura que aborda conceitos, teorias e perspectivas relacionadas à representação feminina, explorando temas, símbolos, metáforas e linguagens utilizadas por Kaur em sua expressão artística. Assim, busca-se identificar e compreender o ciclo construído por Rupi Kaur, mapeando as etapas que representam a vivência feminina. Para embasar essa investigação, serão utilizadas teorias feministas, como as de Simone de Beauvoir (1949), de Gayatri Spivak (2010) e outras, que abordam a construção social do gênero e as estruturas sociais de poder, e, além disso, a teoria da imagem, descrita por Alfredo Bosi (2000), para delinear a capacidade da poesia de Kaur em criar imagens simbólicas e emocionais que representem as vivências femininas. Por meio desse estudo, busca-se contribuir para o conhecimento das experiências das mulheres na contemporaneidade, promovendo a valorização das vozes femininas na literatura e na arte, e fortalecendo o debate sobre gênero e equidade.

Biografia do Autor

  • Thaiane Gomes de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em Literatura pelo POSLLI (Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade). Graduada em Letras Português-inglês na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Esteve como organizadora de eventos acadêmicos do Centro Acadêmico Carolina Maria de Jesus do curso de Letras - Campus Formosa-GO, nos anos de 2022 a 2023. Os interesses de pesquisa estão relacionados a Literatura, Literatura de língua inglesa, estudos feministas, estudos de gênero, estudos da poética e poesia indígena. E-mail: Thaianegoliver@gmail.com

  • Dra. Larissa Silva Nascimento, Instituto Federal de Goiás

    Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília - UnB (2014-2018), com tese desenvolvida sobre a poética de autoras negras periféricas em mídias digitais e alternativas, também mestre (2010-2012) pela mesma instituição e departamento. Graduada em Letras, com dupla licenciatura em Português e Inglês, pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Possui formação acadêmica voltada para o estudo da literatura negra periférica de autoria feminina, relacionada ao resgate ancestral, aos estudos de interseccionalidade, aos feminismos negros e à representação das estratégias de resistência das mulheres negras. Tem experiência em ensino e pesquisa abordando as seguintes temáticas: literatura e mídias digitais, literatura periférica, feminismos negros, autoria feminina, lutas antirracistas, literatura e história, romances gráficos, memória e autobiografia, imagem e texto. Entre os anos de 2012 a 2023, atuou como professora de linguagens na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e ainda foi docente no curso de Letras na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Nordeste, Sede Formosa. Atualmente, é professora de ensino básico técnico e tecnológico no Instituto Federal de Goiás (IFG). Compõe, ainda, o NEP - Linguagem, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, atuante no IFG/Valparaíso, que visa desenvolver estudos da linguagem como prática social.

Downloads

Publicado

2025-12-26

Edição

Seção

Dossiê temático - Língua, literatura e ensino: prismas interculturais