OS MULTILETRAMENTOS E O GÊNERO DIGITAL "PODCAST”

UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EJA

Autores

  • Aline Moreira da Fonseca Nascimento Universidade Federal de Catalão, UFCAT, Brasil.
  • Patrícia Maria da Silva UFCAT

Resumo

Esta pesquisa se inscreve no universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem, como objetivo, trabalhar com os alunos o gênero discursivo digital Podcast. O gênero foi escolhido devido à necessidade de desenvolvimento da habilidade oral dos estudantes. Dentro dessa perspectiva, a pesquisa se apoia em autores que se dedicam à área dos Letramentos e Multiletramentos e refletem sobre gêneros digitais, como Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Ribeiro (2021), Rojo (2012), dentre outros. Além de buscar desenvolver habilidades comunicativas nos alunos, o trabalho justifica-se por desenvolver letramentos, dentre eles o digital. Dessa forma, busca-se refletir sobre como os alunos da EJA estão inseridos nesse espaço midiático. É importante problematizar sobre: quais dificuldades sofreram nos últimos anos em relação à utilização da Internet? Como tem sido a experiência com as tecnologias? Em relação ao professor, pergunta-se: o que ele tem feito para inserir os alunos nas práticas linguísticas contemporâneas? É importante que esse público tenha acesso ao letramento digital de forma a desenvolver as dimensões pessoal, pública e cidadã, podendo desfrutar de melhores oportunidades de vida. Para tanto, propõe-se uma metodologia de abordagem qualitativa, com base na pesquisa-ação. Portanto, diante do contexto descrito, optamos pela realização de um curso abordando o gênero digital Podcast, realizado em uma sala de EJA - Sala Multisseriada - I Etapa, 3º ao 5º ano, de uma escola da rede municipal de Jussara-GO. Os resultados evidenciados durante o curso demonstram participação e engajamento por parte dos estudantes, além da percepção da diversidade linguística e cultural que os rodeiam.

Biografia do Autor

  • Aline Moreira da Fonseca Nascimento, Universidade Federal de Catalão, UFCAT, Brasil.

    Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás - Cidade de Goiás (POSLLI). Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás/Jussara (UEG). Graduada em Pedagogia (UNINTER); Especialista em Língua Portuguesa e Linguística (UEG). Professora efetiva da rede municipal de Jussara; Técnica em Secretaria Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Participa do Grupo de pesquisa GEFOPLE - Formação de Professoras/es de Línguas Educação Linguística (Multi)letramentos da Universidade Estadual de Goiás, do Grupo de Estudos GEGDEL - Grupo de Pesquisa Gênero Discursivo e Ensino de Língua da Universidade Federal de Catalão e do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Língua (UFG/UNB/UEG). Possui cursos na área de revisão textual.

  • Patrícia Maria da Silva, UFCAT

    Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora no - COLÉGIO ESTADUAL ´´DR DAVID PERSICANO´´. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, na linha 3 (Língua, Linguagem e Cultura) com a dissertação intitulada: GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" sob a orientação da professora Pós doutora Anair Valênia Martins Dias. Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, sendo orientada pela mesma professora.

Downloads

Publicado

2025-12-26

Edição

Seção

Dossiê temático - Língua, literatura e ensino: prismas interculturais