DETERMINAÇÃO DO TEOR DE POLIFENÓIS E TANINOS DAS FOLHAS DE Rosmarinus officinalis L. (LAMIACEAE)
Palavras-chave:
Rosmarinus officinalis, polifenóis, taninos, espectrofotometriaResumo
Introdução eobjetivos: Asplantas têm uma enorme quantidade de compostos formados a partir de seumetabolismo secundário, os quais ajudam em seu desenvolvimento e crescimento,como os polifenóis e taninos1. O objetivo deste trabalho foideterminar o teor de polifenóis e taninos das folhas de Rosmarinus officinalis. Metodologia:Quantificou-se o teor de fenóis e taninos do pó com o método proposto por Hagermane Butler2 modificado. As leituras de absorbância foram realizadascom espectrofotômetro em comprimento de onda de 510 nm. Resultados e discussões: Os resultados do teste revelaram um teorde polifenóis e taninos da droga vegetal de 9.98% + 2.12 e 1.34% +3.49 (m/m) respectivamente. Em estudo anterior3 foi demonstradovalores inferiores para o teor de polifenóis e taninos (3.81% + 0.43 e0.49% + 0.01) o que, de acordo a literatura1, pode ser emfunção da variação da composição química da planta de acordo com a época, localde coleta, idade do material e condições climáticas. Conclusão: Os teores obtidos de polifenóis e taninos foram maioresem relação à literatura devido a diferenças das condições ambientais onde foram cultivadasas plantas.Referências
OLIVEIRA, S, C, M. Farmacognosia da planta ao medicamento. Florianópolis: Editora da UFSC. 4.ed., 2010.
MOLE, S., WATERMAN, P. G. A critical analysis of techniques for measuring tannins in ecological studies I. Techniques for chemically defining tannins. Oecologia, v.72, p.137–147,1987.
OLIVEIRA, C.R. Obtenção e caracterização do extrato seco padronizado da Rosmarinus officinalis L. (Lamiaceae). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.