O PAPEL DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA REDUÇÃO DA TOXICIDADE DO 2,4-D
Abstract
O ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) é o segundo herbicida mais utilizado no Brasil e já foi demonstrado que esse composto químico tem o potencial ecotoxicológico. No entanto, não há estudos que avaliem a eficiência do bagaço de cana-de-açúcar como redutor do potencial impacto do herbicida 2,4-D sobre organismos do solo, especialmente as minhocas. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar se o bagaço de cana-de-açúcar, associado à terra, pode reduzir a disponibilidade do 2,4-D no solo e minimizar possíveis danos mutagênicos, além de alterações na biomassa de minhocas (Eisenia andrei). Para isso, Eisenia andrei foram expostas durante 14 dias a duas concentrações do herbicida (4 e 12 µg/L de 2,4-D) em solos com diferentes proporções de bagaço de cana (0, 25, 75 e 100%). Em geral, os resultados não indicaram diferenças significativas na biomassa nem na frequência de micronúcleos entre as concentrações de 2,4-D em relação ao controle. O que indica uma relação com o fato das concentrações testadas serem consideradas ambientalmente relevantes. Portanto, mais estudos são encorajados, especialmente com concentrações mais elevadas e a aplicação de outros biomarcadores para complementar as análises.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.